Manifestos: não gosta do Comunista? Conheça o Futurista!
- A Esfera Geek
- 18 de fev. de 2019
- 1 min de leitura

Uma rebelião contra o governo versus uma rebelião na poesia. O Manifesto Futurista marcou a fundação do futurismo, um dos mais antigos movimentos presentes na arte moderna.
O pai dos escritos é o poeta Filippo Tommaso Marinetti, de origem italiana. Em toda a Europa, o manifesto teve repercussão e foi um ponto a se debater.
Quer saber o que há de tão interessante na obra? Aqui embaixo vai um trecho:
1. Nós queremos cantar o amor ao perigo, o hábito da energia e do destemor.
2. A coragem, a audácia, a rebelião serão elementos essenciais de nossa poesia.
3. A literatura exaltou até hoje a imobilidade pensativa, o êxtase, o sono. Nós queremos exaltar o movimento agressivo, a insônia febril, o passo de corrida, o salto mortal, o bofetão e o soco.
4. Nós afirmamos que a magnificência do mundo enriqueceu-se de uma beleza nova: a beleza da velocidade. Um automóvel de corrida com seu cofre enfeitado com tubos grossos, semelhantes a serpentes de hálito explosivo... um automóvel rugidor, que correr sobre a metralha, é mais bonito que a Vitória de Samotrácia.
5. Nós queremos entoar hinos ao homem que segura o volante, cuja haste ideal atravessa a Terra, lançada também numa corrida sobre o circuito da sua órbita.
6. É preciso que o poeta prodigalize com ardor, fausto e munificiência, para aumentar o entusiástico fervor dos elementos primordiais. Ver mais
Gostou? Compartilhe com seus amigos!
Comments